Itapema é líder em saldo de empregos na construção
De janeiro a junho deste ano, a construção civil de Itapema gerou um saldo de 1.144 empregos, liderando o ranking das cidades catarinenses no setor. Foram contratadas 4,8 mil pessoas e demitidas 3,7 mil no período.
Hoje, o estoque de empregos da construção no município já ultrapassa as sete mil pessoas com vínculo CLT ativo. No Sul do País, Santa Catarina também está na liderança em saldo de empregos no setor, com 13,5 mil vagas, sendo seguida pelo Rio Grande do Sul, com 6,5 mil vagas e Paraná, com 5,9 mil vagas. Os números se referem ao primeiro semestre deste ano e constam no Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério do Trabalho e Previdência.
Bombinhas, base territorial do Sinduscon Costa Esmeralda, também apresenta desempenho positivo em saldo de empregos nos primeiros seis meses de 2022. A construção contratou 443 pessoas e demitiu 316, resultando em saldo de 127 vagas. O estoque de empregos já alcança 845 profissionais, contra 718 registrados no ano passado e apontando crescimento de 17,6%.
Porto Belo, com construção civil em franca expansão, fechou o primeiro semestre com saldo de 208 vagas, tendo contratado 909 pessoas e demitido 701. O estoque de empregos está em 1.226, contra 1.018 registrados ao longo de 2021, aumento de 20,4%.
Se comparado com 2020, a expansão da atividade fica ainda mais expressiva: 75,8%. Em 2020, o setor acumulava estoque de 697 empregos na cidade.
A respeito da liderança de Itapema no cenário estadual, o presidente do Sinduscon Costa Esmeralda, empresário Rodrigo Passos Silva, comenta que a construção civil se tornou a principal rota de geração de riquezas para a cidade, gerando emprego, renda e divisas aos poderes constituídos. “Nosso saldo de vagas neste primeiro semestre já é quase 10% do saldo do estado inteiro, o que representa uma fatia muito expressiva e mostra a força da atividade em nossa cidade”, completa.
Quando o assunto é estoque de empregos, a Costa Esmeralda também demonstra sua força, somando mais de nove mil pessoas empregadas formalmente no setor, o que representa mais de 7% do estoque total de Santa Catarina, hoje em 122 mil. O estoque de empregos em Porto Belo, Itapema e Bombinhas cresceu mais de 80% de 2020 até agora. Em 2020, as três cidades empregavam, juntas, 5,8 mil pessoas na construção civil.
FONTE: www.revistaconstrucao.com