Balneário Camboriú recupera terreno, mas Itapema ainda é a cidade com maior valorização em Santa Catarina desde 2018
A série histórica do Índice Fipe/Zap mostra que Itapema, dentre as cidades catarinenses pesquisadas, foi a que teve maior valorização imobiliária entre janeiro de 2018 e agosto de 2022.
O Índice é calculado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, com base nos preços de apartamentos em 50 cidades, anunciados no portal Zap.
A valorização em Itapema no período foi de quase 67%. Logo em seguida aparece Itajaí, com valorização de 57,74% e Balneário Camboriú com 53,60%.
Na média das 50 cidades pesquisadas, os imóveis aumentaram apenas 13,41%.
Sete cidades catarinenses estão entre as 18 que valorizaram mais de 10% no Brasil nos últimos 12 meses, indicando que Santa Catarina é a “bola da vez” no mercado imobiliário nacional.
Investir aqui é muito mais vantajoso do que na maioria das cidades, com exceção de Vitória (ES), Vila Velha (ES), Goiânia (GO) e São José dos Campos (SP) que valorizaram em torno de 20% nos últimos 12 meses.
Nos últimos 12 meses, Balneário Camboriú se recuperou, provavelmente devido ao alargamento da praia central, e foi a cidade com maior valorização no Estado, segundo o Índice Fipe/Zap.
É possível que essa valorização se mantenha acelerada, pois o alargamento é uma obra de retorno permanente, que ajuda a projetar a cidade como local ideal para segunda moradia e turismo.